Amilcar Cabral
ENCONTROS
Nesta área, serão disponibilizadas as filmagens, fotos e demais registros realizados ao longo dos encontros. Também é aqui que você poderá encontrar a programação prevista para cada uma das reuniões.
MURYATAN BARBOSA
É Bacharel em História (2001), Mestre em Sociologia (2004), Doutor em História Social, mais especificamente, História da África (2012), todos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard (2010) e consultor da UNESCO-Brasil para o Programa Brasil-África: histórias cruzadas (2011-2012). Trabalha atualmente com temáticas relativas à história política da África Contemporânea, do Terceiro Mundo (Bloco político) e as chamadas Teorias do Sul. Em particular, o Pan-africanismo. Possui experiência de ensino universitário nas áreas de História, Sociologia e Relações Internacionais. É Professor Adjunto do Bacharelado em Ciências e Humanidades e do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC.
BAS' ILELE MALOMALO
É Bacharel em Filosofia (1995), Teologia (2002), Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquista/UNESP (2010), é docente de graduação e do Mestrado Interdiscipinar em Humanidades (MIH) do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), coordenador do Grupo de Pesquisa África-Brasil, pesquisador associado do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN-UNESP) e do Harriet Tubman Institute for Research on the Global Migrations of African Peoples (York University, Toronto). Tem experiência na área de Ciências Sociais, História da África e do Negro no Brasil, atuando principalmente nos temas: Sociologia Africana, Estudos das Relações Raciais, Multiculturalismo, Desenvolvimento, Cooperação Internacional, Políticas Públicas de ações afirmativas, Religião, Ensino da História e cultura africana e afro-brasileira.
ROSA APARECIDA DO COUTO SILVA
É Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus Franca (2011). Mestre em História e Cultura Social pela mesma universidade (2015) com foco em Música Popular Africana, dissertando sobre a obra do músico nigeriano Fela Kuti. Atualmente tem como foco de interesse os temas: História e Música, Música Afrobrasileira, Vanguarda Paulista, Música Popular Africana, Estudos Culturais e Contracultura.
ACÁCIO ALMEIDA
Possui graduação (1990) e mestrado (1996) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC/SP), doutorado (2004) em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e Pós-doutorado (2006-2007) pela Faculdade de Saúde Pública / USP. Foi bolsista CAPES (programa doutorado Sanduíche no exterior) na Université de Cocody (Côte d´Ivoire). Atualmente é professor da UFABC - Universidade Federal do ABC; pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire); pesquisador do grupo de pesquisa "Processos migratórios e saúde: perspectivas interdisciplinares" - FCMSCSP. Foi professor da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (IES Federal), da UNESP - Campus de Araraquara, da PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da FACAMP - Faculdades de Campinas e nos cursos de especialização (UNIAFRO) da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e UFPR - Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História; atuando principalmente nos seguintes temas: África, Etnologia das Sociedades Africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Relações Internacionais, Migração, Saúde, HIV/AIDS e Direito Costumeiro. Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste).
JOÍLSON DE ARAÚJO MARTINS ANDRADE SILVA
É mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, por meio da dissertação intitulada 'União Africana, desafios políticos e perspectivas de cultura no limiar do século XXI', com apoio de bolsa de estudos CAPES/CNPq. Concluiu estudos de especialização em Docência Superior pela Faculdade Integrada Grande Fortaleza, FGF, monografia intitulada 'Africanidades, discurso e prática em História da África e Afrobrasileira, para o Ensino Superior' (2012); possui especialização em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política, FESPSP, monografia intitulada 'União Africana, crítica e reflexão de soluções do Sul para a atual Globalização' (2010); Graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Câmpus de Assis (2005) e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Camilo Castelo Branco, UNICASTELO, São Paulo (2008). Professor de História no município de São Paulo, Coordenador e Professor do curso de Pós-graduação em História da África: educação, cultura e relações internacionais, do Centro Universitário Assunção, UNIFAI.
SALOMÃO JOVINO DA SILVA
Possui graduação(1997), Mestrado (2000) e Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atualmente tem contrato de trabalho por tempo indeterminado da Fundação Santo André e é Consultor da Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Tem experiência em produção e gestão cultural e formação acadêmica e continuada de professores na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e República atuando principalmente nos seguintes temas: Culturas musicais de origem africanas, Dramaturgia e teatro negros, Políticas e práticas culturais negras no século XIX e XX, Identidades étnicas e movimentos negros urbanos, Sociabilidades negras em São Paulo e Musicalidades africanas.
EDNA ROLAND
É Bacharel em Psicologia (1972), na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Mestre em Psicologia Social da PUC-SP, com um projeto concernente a patroas e empregadas domésticas, a partir do qual acabou estabelecendo uma relação orgânica com o Movimento Negro. Foi fundadora de quatro organizações negras: Bloco Afro Alafiá, em 1984; Coletivo de Mulheres Negras de São Paulo, em 1984; Geledés - Instituto da Mulher Negra, em 1988; e FALA PRETA! Organização de Mulheres Negras, em 1997. Em 1998, foi pesquisadora visitante no Harvard Center for Population and Development Studies. Assessorou a Delegação Brasileira à III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata em Durban, em 2001, de que foi eleita Relatora-Geral. Foi indicada pelo Secretário-Geral Kofi Annan, da ONU, para integrar o Grupo de Pessoas Eminentes encarregadas de monitorar a implementação do Programa de Ação de Durban. Desde maio de 2003, é a Coordenadora de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial da UNESCO para a região de América Latina e Caribe.
JACQUES DEPELCHIN
Jacques Depelchin é um destacado acadêmico, historiador africanista, congolês, que atualmente desenvolve o curriculo de pesquisa, estudo e ensino de história africana no Brasil. Fez parte da famosa geração de acadêmicos africanos progressistas de Dar-es-Salaam (anos 1960-70) e trabalhou no Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane. É autor de numerosos artigos e vários livros, como o aclamado 'Silences in African history. Também é diretor da Alliance International Ota Benga para paz na República Democrática do Congo.
LUCIANE SILVA
Luciane Ramos Silva é antropóloga, bailarina e mobilizadora cultural. Possui mestrado em antropologia social e desenvolve doutorado em Artes da Cena ambos na UNICAMP. Atua como gestora de projetos no Acervo África, é membro do corpo editorial da Revista OMenelick2Ato e do grupo Rituais e Linguagens - a Elaboração Estética (PPGADC-Unicamp). Na interface entre artes da cena, estudos africanos e educação foca suas atuações em estéticas descoloniais.